Photobucket

quinta-feira, 22 de março de 2012

Timidez e Gratidão.

Ontem, durante minha aula de política, aconteceu uma situação interessante, que me fez refletir; então decidi compartilhar.

No instituto em que estudo, de Ciências Humanas, temos wifi por todo o prédio, mas que só é ativado com uma determinada configuração, e, durante uma aula, percebi que dois meninos sentados em minha frente tentavam, sem sucesso, conectar a internet. Fiquei observando, e por momentos até achei engraçado, mas quando ficou visível que eles não faziam ideia da configuração, me senti na obrigação de ajudar, se não fosse pelo meu enorme problema com timidez.

Chegou a me incomodar, e eu fiquei no impasse entre a vontade de ajudar e meu super bloqueio pessoal em falar com pessoas alheias. Mas, quando vi um deles desistir e guardar o notebook, confesso que fiquei com um remorso imensurável, me fazendo refletir sobre esse meu bloqueio pessoal. Eu tinha a solução, mas por esse meu jeito simplesmente não ajudei... E se o que ele precisava fazer fosse importante? Talvez a solução que eu tinha (a configuração), simples pra mim, seria algo de grande felicidade pra eles. E nesse sentimento eu pensei: nunca mais vou deixar minha timidez me impedir de algo que seja certo fazer.

E foi aí, logo depois desse pensamento, que o outro tirou seu notebook da mochila e começou a fazer os mesmos falhos procedimentos já tentados, e mais uma vez me vi no impasse que não somente dessa vez me incomodou. Se antes eu já tava impaciente comigo e meu jeito, depois da "auto-promessa" eu estava mais ainda. Porém, talvez por ter percebido minha curiosidade, o garoto virou e pediu ajuda, tirando um peso enorme das minhas costas, que era iniciar uma comunicação.

Eu o ajudei, ensinando a configuração necessária, ele ficou agradecido e feliz e eu mais ainda, não grato por algo que ele tenha feito, mas uma gratidão/felicidade gratuita por ter conseguido ajudar.

É um exemplo bobo, mas que me fez refletir sobre muitos pontos meus e que talvez também sejam de outros... Eu queria ajudar, mas sentia um enorme bloqueio a tentar e ficava indignado comigo por isso; uma situação que eu mesmo criei.. Pensar em iniciar uma comunicação era incômodo, mas não ajudar também. Eu causei a minha própria indignação, e tudo por um bloqueio/timidez que nem mesmo sei explicar.

Talvez eu tenha que tratar isso de alguma forma profissional, mas enquanto isso, se outra situação semelhante acontecer, vou lembrar da gratidão que senti ao passar pelo meu próprio problema pra fazer o que era certo.

por @MattCabot

Um comentário:

  1. Também tenho isso, cê me conhece :3 UHAIUHIAUHIUAH
    Mas acho que seu nível de "bloqueio" é pior que o meu D:

    ResponderExcluir

Gosta dos meus posts? Então curta AQUI e siga AQUI! : D